quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mini Mundo de Gramado celebra aniversário


Neste mês de agosto, quando comemoram-se os 100 anos de nascimento de Otto Höppner – o patriarca da família e fundador do Hotel Ritta Höppner e do Mini Mundo – o parque inaugura sua mais nova atração: a réplica do Museu do Ipiranga, também conhecido como Museu Paulista. A apresentação da miniatura de 120 metros quadrados do ponto turístico reconhecido internacionalmente será realizada em solenidade com diversas autoridades e representantes do museu, no dia 13 (segunda-feira), às 17h.

As experiências de vida do imigrante Otto Höppner deixaram como legado o compromisso de compartilhar a alegria e a felicidade da infância, que estarão sempre presentes no coração das pessoas que visitam o parque. Atendendo a um pedido dos netos, Adriana e Guilherme, ele construiu, junto com seu filho Heino, uma casinha de bonecas e um pequeno conjunto de castelos, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel. Pensando em dividi-los com os hóspedes quando as crianças crescessem, seguiram a construção do pequeno parque, que passou a ser conhecido e considerado uma visita obrigatória em Gramado. Finalmente, em dezembro de 1983, atendendo a inúmeros pedidos e seguindo moldes de outros parques europeus, o Mini Mundo foi aberto ao público.

Nascendo e crescendo junto com a vocação turística da cidade, o parque passa de área de lazer do Hotel Ritta Hoppner a atração para todos os visitantes. Sempre mantendo a escala 24 vezes menor, logo os castelos de Lichtenstein e de Neuschwanstein deram origem à cidade que os rodeia e que recria outros pontos importantes da Alemanha e de outros países que inspiram os sonhos de seus personagens e visitantes. Prédios, veículos, calçadas e árvores são acompanhados por 1.500 pequenos "habitantes".

Para alcançar esse nível de realismo, o Núcleo de Engenharia do Mini Mundo realiza pesquisas, testes de materiais e projeta, em sofisticados programas de computador, todos os elementos que fazem parte das plantas originais. A partir daí os prédios são construídos, detalhe por detalhe, na oficina do Mini Mundo, com sensibilidade e modernos maquinários.

A trajetória

1912 – Nasce no mês de agosto, na Alemanha, Otto Höppner, o idealizador do parque Mini Mundo.
1939 – Casa na Alemanha com a brasileira Ritta Horst.
1952 – A família imigra para o Brasil, instalando-se na cidade de Rio Grande (RS).
1956 – Mudança para Gramado. Otto atua na construção das primeiras casas do atual Bairro Planalto.
1958 – Inicia a atividade hoteleira da família, com o Veraneio Ritta Höppner, tendo Ritta como administradora e o filho Heino como ajudante.
1973 – Falece Ritta e o hotel passa a se chamar Hotel Ritta Höppner.
1979 – Inicia a idealização da área de lazer junto ao hotel.
1983 – O Mini Mundo é aberto ao público.
1986 – Otto falece.
2012 – Homenagem aos 100 anos de nascimento.

 
 
CONHEÇA TAMBÉM:
 
Hotel Sky – Gramado – RS è www.hotelsky.com.br
 O Hotel que é Cartão Postal da Serra Gaúcha / Um dos melhores hotéis de Gramado – RS
.................................................................................................................................
Sopas da Serra – Gramado – RS è www.sopasdaserra.com.br
A melhor Casa de Sopas de Gramado e Região / Restaurante
...........................................................................................................
Portal Serra Gaúcha è www.portalserragaucha.com.br
O maior portal de turismo da Serra Gaúcha
...........................................................................


CURTA NOSSAS PAGINAS NO FACEBOOK:
 
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário